TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO EDUCIONAL
Este
curso, lecionado em regime e-learning, tem como objetivo problematizar
os fundamentos do paradigma tecnológico da educação, distinguir os
diferentes modelos de comunicação educacional, discutir o impacto das
TIC na comunicação e nos ambientes educacionais, desenvolver
competências de comunicação mediática e utilizar as TIC nas mais
diversas situações de apresentação de informação e comunicação.
Prazo de Candidaturas:
| até 26 de março de 2025
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Divulgação dos resultados:
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Inscrições:
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Funcionamento:
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Destinatários:
| Podem candidatar-se profissionais com Licenciatura/Mestrado em Educação de Infância, Ensino (professores de diversos níveis de ensino e áreas disciplinares) e outros interessados que demonstrem possuir formação e/ou experiência profissional adequadas à frequência do curso;
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Nível:
| Especialização
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Duração:
| 5 semanas
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N.º de créditos ECTS
| 7
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N.º de vagas:
| 20
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Propina:
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Início:
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Término:
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Tecnologia e Comunicação Educacional
2024/2025
Local:
Campus de Gualtar, Braga (UM)
Área científica predominante:
Contactos
Diretor de Curso
José Alberto Lencastre Freitas Borges Araújo
d5956@ie.uminho.pt
Tel:
253604222
Instituto de Educação
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel:
+351 253604240
Fax:
+351 253604659
E-Mail:
cpedagogico@ie.uminho.pt
URL:
http://www.ie.uminho.pt
Descrição
Embora a expressão "Tecnologia e Comunicação Educacional" se tenha incorporado na terminologia pedagógica há apenas uns trinta anos, o vínculo entre tecnologia e comunicação em educação não é um fenómeno recente. A ênfase atual deve-se à intensidade, profundidade e celeridade das mudanças nas tecnologias da informação nas últimas décadas, tendo, aliás, um papel decisivo na cunhagem da designação de Sociedade de Informação à era contemporânea.
Reconhece-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) acabam por condicionar e estruturar a ecologia cognitiva e organizacional das sociedades, estimulando transformações nos vários níveis do sistema sociocultural (educativo, económico, político, social, religioso, cultural, etc.). Neste sentido, as TIC são, progressivamente, tomadas como fator decisivo de renovação da sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a valorização dos indivíduos numa perspetiva de formação ao longo da vida, assumindo-se como um eixo estratégico de inovação dos processos de ensino e aprendizagem. É com base nestes pressupostos que propomos a presente formação.
Resultados de aprendizagem
Para que os formandos obtenham aprovação no curso devem concretizar os seguintes resultados de aprendizagem:
- Problematizar os fundamentos do paradigma tecnológico da educação.
- Distinguir os diferentes modelos da comunicação educacional.
- Debater o impacto das TIC nos ambientes comunicacionais e educacionais.
- Desenvolver competências de comunicação mediatizada.
- Utilizar as TIC em va´rias situações de apresentação da informação e de comunicação.
Pré-requisitos recomendados
A seriação dos candidatos será feita com base na sua avaliação curricular, sendo dada prioridade de acesso às vagas a candidatos provenientes de empresas e parceiros industriais associadas ao projeto “Aliança de Pós-Graduação - Competências para o Futuro” da Universidade do Minho.
Prazos de candidatura
As candidaturas têm lugar entre 5 e 26 de março de 2025 em: https://www.alianca.uminho.pt/pt/
A divulgação dos resultados das candidaturas decorre até ao dia 31 de março de 2025.
Prazos de inscrição
As inscrições decorrem entre os dias 31 de março e 4 de abril de 2025.
Observações
Curso inserido no Portefólio de Cursos do projeto “Aliança de Pós-Graduação” (Impulso Adultos – PRR).
O número de ECTS necessário à obtenção do diploma é de 7,5.
Estado de acreditação pela A3ES:
Data de publicação da decisão: